2) Hoje, as crianças/jovens são assim tão diferentes?
As crianças e os jovens de hoje podem não ser assim tão diferentes, mas em contrapartida, os desafios da sociedade actual, esses, são certamente outros.
Que fazer quando se trata especialmente do bem-estar psicológico e emocional das pessoas mais chegadas e de quem tanto se gosta? Deve-se ter presente que as mudanças na vida social não foram nada poucas e que vieram complicar mais a relação com os filhos, como por exemplo:
– A mudança das próprias relações no seio familiar (ambos os pais trabalham fora de casa, as relações com os avós são diferentes e a própria existência de muitas famílias recompostas ou monoparentais);
– O pouco tempo disponível para estar com eles;
– A vida mais stressante da grande maioria das pessoas.
Tudo isto não ajuda em nada o vislumbrar-se uma perspectiva saudável de como se lidar com os filhos!
Acrescenta-se ainda o mundo complexo, superagitado e estimulante em que as crianças e os jovens vivem actualmente! Basta ver a diversidade de produtos nos supermercados, nos centros informáticos ou o fluxo colossal de informação… da influência incisiva dos meios de comunicação.
A sociedade ainda nunca se tinha deparado com tanta diversidade, com tanta influência, com tanta mudança em tantas áreas. Pode-se então perguntar qual é o impacto e qual é o resultado que tudo isto provoca nas crianças tendo em conta que elas ainda não têm capacidade mental para gerir tanta informação
Aconselha-se a ler, no mesmo site, o artigo intitulado: “Um consultor parental para quê?”
« 1) Essa agora… apoiar os pais? Não seria melhor haver escolas melhor preparadas? | Home | 3) Muitos pais educam os filhos como eles próprios foram educados. Nos dias de hoje, como é que se explica que certos pais que foram educados com autoridade, e que os mais velhos certamente se recordam, acabam por educar os filhos, sem lhes impor a mesma rigidez de princípios de que foram alvo? »
Leave a Comment