Crianças e jovens com um desenvolvimento psicológico mais saudável só traz vantagens!

10) Há muitos especialistas de crianças que afirmam que grande parte da construção da personalidade se define antes dos 6 anos. Faz então algum sentido tentar fazer algo depois desta idade? Não será já tarde demais?

By Antonio Valentim • September 29, 2012 • Filed in: Perguntas e Respostas

É verdade que grande parte da futura personalidade do indivíduo forma-se antes desta idade. Certos autores avançam que 70 a 80% da personalidade se constrói antes dos 6 anos. Mas daí a afirmar-se que depois dos 6 anos já não há nada a fazer, é como se se condenasse todas as crianças a ficarem depressivas para sempre por aquilo que não se fez antes e por se crer que agora é tarde demais. Porém, a experiência clínica prova-nos que após esta idade ainda se pode fazer muita coisa pelo bem-estar psicológico da criança. É verdade que os acontecimentos podem deixar as suas marcas, mas para que serviriam então os psicólogos clínicos se não houvesse mais nada a fazer? Se tudo estivesse já definido aos 6 anos?

O ser humano é muito heterogéneo e nem todos reagem da mesma forma. Hoje já se reconhece também a importância da plasticidade cerebral. Há casos que são, na verdade, muito complicados em ultrapassar, mas daí a generalizar-se também não. Em suma, nunca é tarde demais para melhorar!

british shorthair
dance studio
tribestan
 

Leave a Comment

« | Home | »