5) Ao longo da humanidade as crianças sempre cresceram e nunca se exigiu tanto aos pais. Porquê esta necessidade agora, na nossa época? Não será um luxo?
Tanto a psicologia clínica como a aplicação de novos métodos terapêuticos têm evoluído muito nos últimos 15/20 anos. Isso contribuiu para conhecer melhor muitos dos factores subjacentes a muitas psicopatologias em geral. Não se sabe ainda tudo, como é óbvio, mas o que já se conhece pode ser muito útil para quem lida com crianças/jovens, nomeadamente, os pais.
Os pais merecem uma atenção especial e têm assim a possibilidade de estarem melhor preparados para que se possa diminuir muitas psicopatologias do foro psicológico, preservando melhor a saúde mental das crianças, como também, e não menos importante, contribuir para que haja mais autoestima e autoconfiança. Daí começar a ser possível passar à fase seguinte: a do bem-estar psicológico como algo de fundamental para se alcançar futuros adultos mais maduros, mais responsáveis e melhor preparados para enfrentar a vida sem prejudicar ninguém.
No que diz respeito às mudanças do ambiente em que as crianças e os jovens se desenvolvem convido o leitor a ler no mesmo site o artigo intitulado: “Um consultor parental para quê?”
« 4) O que posso fazer quando não há paciência nem disposição, até mesmo, em certos casos, falta de sensibilidade? | Home | 6) Não haverá outra alternativa aos gritos, às ameaças e às humilhações? »
Leave a Comment